A Morte e A Vida


capa da 1ª edição
ISBN:9788576880530
Informações sobre a obra
Orelha

Informações sobre a obra

Lançamento: 17/08/2007
Editora: MemVavMem - Tel (21) 2128-7100
ISBN: 9788576880530
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 157

Orelha

É preciso que a literatura continue o esforço de compreensão do homem contemporâneo. O romance A MORTE E A VIDA é peça desse trabalho a que se dedicam romancistas como Carlos Heitor Cony.

Na complexidade de seus personagens, as mais frugais das dicotomias existenciais se cruzam com discurso livre associativo do inconsciente.

Nesse quadro, as diferenças que definem o sujeito detentor de uma personalidade, são pulverizadas por canais de comunicação instantânea.

Entre outros destaques, Cony faz sobressair a discussão sobre a prática da eutanásia, encravada no contexto do romance. Sua incursão nesse campo é substancial para formação de opinião, enquanto o Congresso Brasileiro compõe uma legislação específica.

A deterioração das relações, também esmagadas pelo conseqüente isolamento dos personagens angustiados, pressiona por sua vez o leitor a se posicionar, a se definir quanto aos dilemas e suas veredas. Com isso nos obriga a refletir quanto à avassaladora carga do real.

Conduzir a ação é uma especialidade que Carlos Heitor Cony faz com maestria. Seus desfechos nos dão a certeza de que a literatura é usuária única das propriedades que Ítalo Calvino destaca: "Leveza", "Rapidez", "Exatidão", "Visibilidade, "Multiplicidade" e "Consistência".

“Há coisas que só a literatura com seus meios específicos nos pode dar”.